quinta-feira, junho 12, 2008

ColarCururuColorido


ColarCururuColorido
Upload feito originalmente por Guiomar Passos
TRABALHO REGIONAL

ColarCururu


ColarCururu
Upload feito originalmente por Guiomar Passos
LINDO TRABALHO

ChaveiroMapa


ChaveiroMapa
Upload feito originalmente por Guiomar Passos
CHAVEIROS MAPA D EMATO GROSSO

Violinhas/guiomar


Violinhas
Upload feito originalmente por Guiomar Passos
participando feiras e eventos

Oncinha


Oncinha
Upload feito originalmente por Guiomar Passos
colar da guimar passos

Flickr/NOSSA PAGINA

This is a test post from flickr, a fancy photo sharing thing.

quarta-feira, junho 11, 2008

SEBRAE NACIONAL


Sebrae participa de festival de Siriri e Cururu em Cuiabá
O evento, que reuniu cerca de 30 mil pessoas durante três dias, teve apresentações de 31 grupos, feira de artesanato e festival gastronômico

Rita Comini

Guilherme Filho


Visitante observa peças artesanais na Feira do Artesanato do Festival em Cuiabá

AmpliarCopiarCuiabá - O Sebrae em Mato Grosso participou do mais importante evento popular de Cuiabá, o Festival Cururu e Siriri (cantos e danças típicos da região), cuja sexta edição ocorreu neste final de semana, levando ao tradicional bairro do Porto um público de aproximadamente 30 mil pessoas. Vinte e oito grupos de Siriri e 3 de Cururu, de 14 localidades do Estado, somando 1.200 participantes, se apresentaram em um espaço especialmente criado para o evento.

O Siriri é uma dança folclórica mato-grossense em que dançarinos fazem evoluções usando vestimentas coloridas, ao som de cantos, acompanhados pelo ganzá, mocho e viola-de-cocho. Já o Cururu, raiz da cultura popular regional, reúne apenas homens que cantam, em versos e toadas, a vida dos santos. As manifestações são muito comuns em festejos religiosos, como Festa do Divino, de São Benedito, São Gonçalo, entre outros.

Como em edições anteriores, o Sebrae/MT coordenou o Espaço do Artesanato e Festival Gastronômico Sabor e Arte, que nesta segunda edição reuniu 12 restaurantes e bufês. O desafio dos participantes é criar novos pratos a partir de ingredientes regionais ou fazer releituras de pratos típicos.

Delícias como risoto de carne de sol, tortinha de carne de sol com creme de queijo, risoto de pacu seco, rolinho crocante de pintado ao molho de maracujá, torta de manga, escondidinho diferente, maxixe recheado com carne seca e abóbora foram degustadas pelo público que prestigiou o evento.

O empresário Ale Arfux, da churrascaria Paçoca de Pilão, disse que se surpreendeu com a organização do evento e com o trabalho da equipe de apoio. “É a primeira vez que participo e não esperava tanto”, disse, acrescentando que além da divulgação de seu empreendedimento, que só tem quatro meses no mercado, vendeu muito bem.

Rui Roner de Assis, da Peixaria Sabor Cuiabá, também ficou satisfeito. “Vendemos acima da expectativa. O fluxo de pessoas foi muito grande e aproveitamos para divulgar a peixaria”, destacou, acrescentando que o festival é uma forma de resgatar as raízes da cultura cuiabana, incluindo aí a gastronomia, que é muito rica.

Na Feira de Artesanato, 18 núcleos da Baixada Cuiabana participaram, somando mais de 100 artesãos e cerca de mil itens por dia. Peças em tecelagem, costura, biscuit, cerâmica, madeira, lata, sem falar nos produtos alimentícios típicos – doces, licores, bolo de arroz, paçoca de pilão, bananinha e muito mais.

As peças em material reciclado chamaram atenção. Entre eles, as peças da Coleção Nossa História, do Grupo Renascer, que produz bolsas, caixas e outros objetos decorativos e utilitários feitos com filtro de café usado e caixas tetra pak, que recebem delicados bordados que 'narram' coisas do cotidiano.

As almofadas do Grupo Costurarte também fizeram sucesso. Elas são feitas em tecido, com bordados e aplicações em chita de viola-de-cocho e flores, recheadas com fibra de garrafa pet cortadas em uma máquina especialmente criada para isso.

Os núcleos de bordados Chá com Bolo e Cururu e Siriri levaram seus aventais, toalhas, jogos americanos, guardanapos, pegadores de panela, bandanas e muitas outras peças fortemente marcadas pela cultura regional.

O Festival Cururu e Siriri faz parte do Programa Cuiabá Cidade Arte, promovido pela Prefeitura Municipal de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, Associação de Grupos de Cururu e Siriri, Unesco/MT, e empresas privadas.

Serviço:
Sebrae em Mato Grosso – (65) 3648-1200
www.mt.sebrae.com.br
Licença
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9362, no horário das 10h às 19h.

domingo, junho 01, 2008